Você está aqui: Capa » Coisas e loisas » Guia das Especiarias

Guia das Especiarias

esperciarias

Canela
A canela é extraída da casca seca de uma árvore de folha persistente, da família do loureiro, originária do Sri Lanka. Também se encontra no Brasil, Indonésia, nas Índias Ocidentais e nas Ilhas do Oceano indico. É bem conhecida pelo seu aroma e sabor delicado e doce.

É vendido em paus ou moída e é uma das especiarias mais importantes do mundo.

Cássia
Esta é outro membro da família do loureiro, está relacionada com a canela e em muitos países é utilizada alternadamente com esta. Contudo, a cor e o paladar são diferentes. A cássia é uma especiaria essencial na cozinha chinesa e é um dos ingredientes da mistura “5 condimentos”.

Cardamomo
Uma das mais antigas e valiosas especiarias, o cardamomo é a terceira mais cara a seguir ao açafrão e à baunilha.
Na Índia é conhecida pela rainha das especiarias, logo a seguir à pimenta na importância económica.
O cardamomo é um arbusto de folha persistente da família do gengibre que atinge cerca de 5 metros de altura, encontra-se nas florestas tropicais do Sul da Índia e Sri Lanka, é também cultivado no Guatemala, Tanzânia e Vietname.
No mercado internacional encontra-se em vagens, mas pode adquirir-se em sementes ou moído. Na Índia é um dos principais ingredientes do “garam masala” caril em pó e “chai”. É também utilizado em bolos, pão, pastelaria, pudins e gelados.

Cravinho da Índia
O cravinho da Índia é o botão da flor, que não floresce, de uma árvore de folha persistente originária das Ilhas das Especiarias e que agora se encontra também na Indonésia, Tanzânia, Sri Lanka, Malásia e Granada. A árvore dos cravinhos da Índia atinge cerca de 13 a 16 metros de altura e demora 20 anos a alcançar a maturidade.

Os cravinhos são utilizados inteiros ou moídos. Como óleo essencial, o cravinho é utilizado como anti-séptico e analgésico.

Noz Moscada
Uma planta única, com uma fragância mística, produz duas especiarias distintas: A noz moscada e a massa da noz. A árvore da noz moscada é de folha persistente e originária das Ilhas das Especiarias, mas é também cultivada no Sri Lanka, Malásia e Índias Ocidentais. A noz moscada é o miolo central do fruto e a parte carnuda que envolve esse caroço é o arilo. As duas partes têm um aroma e sabor semelhante, mas a parte exterior é mais refinada. A noz moscada pode adquirir-se em noz ou moída, sendo a parte do arilo mais comum em pó.

Gengibre
Uma das mais antigas especiarias, o gengibre foi cultivado na china e na Índia durante centenas de anos e agora já o encontramos também nas Índias Ocidentais, Hawai, África e Norte da Austrália. O gengibre é um rizoma que cresce até cerca de 1 metro de altura, pode ser utilizado fresco, seco, cristalizado, em picles ou conserva. O gengibre é um ingrediente essencial no caril em pó e na aromatização de outros condimentos. Pode encontrar-se no pão de gengibre, bolachas, bolos, pudins, picles e pratos asiáticos. É também consumido como chá, vinho e cerveja. A utilização do gengibre como planta medicinal é bem conhecido na medicina popular oriental e ocidental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>