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A vitalidade não tem idade!!! Aprenda a preservá-la

transferirTodos os meios de comunicação e últimos estudos científicos afirmam que podemos viver mais tempo, com melhor qualidade de vida e mais vitalidade.

Os progressos da nutrição e da dietética têm-nos fornecido importantes princípios e conhecimentos capazes de nos guiarem sobre as necessidades do organismo para funcionar optimamente e durante mais tempo com qualidade de vida.

Uma alimentação equilibrada é importante
Cada vez é mais conhecido o papel que os radicais livres desempenham no envelhecimento. São oxidantes produzidos naturalmente pelo nosso organismo ou sob o efeito da poluição, excesso de álcool, tabaco, stress, sol, etc. Os efeitos nocivos sobre o nosso organismo vão aumentando com a idade. Felizmente com os progressos da ciência também conhecemos quais os elementos da nossa alimentação que poderão ajudar-nos a lutar contra os radicais livres. Entre estes nutrientes podemos destacar os antioxidantes, como por exemplo, a vitamina C e E, o betacaroteno e o selénio.

Hoje em dia são também bem conhecidos os benefícios e o papel importante que têm na nossa vitalidade física e intelectual, as vitaminas do grupo B, o magnésio, a lecitina, a coenzima Q10 e a fosfatidilserina.

Uma alimentação variada e equilibrada deveria fornecer-nos todos estes nutrientes e antioxidantes, mas infelizmente em muitos casos isso não acontece. E nestes casos e em circunstâncias especiais devermos optar por completar as nossas carências com o consumo de suplementos adequados e adaptados ao nosso caso.

Quando devemos tomar suplementos?
Todos podem tomar suplementos para completar as carências da alimentação moderna e para fornecer ao organismo aquilo que ele necessita.

Mas em casos especiais, como uma convalescença, uma baixa de vitalidade ou mesmo como manutenção de um bom estado de saúde eles são necessários a todos nós. Se quer conservar a sua actividade física e as capacidades intelectuais em boa forma e durante mais anos não hesite, comece já hoje com um bom programa de suplementos.

Alguns conselhos para viver mais e melhor.
- Saiba escolher os alimentos, prefira peixes (especialmente cavala, atum, salmão), legumes, frutos, frutos secos, ricos em magnésio, azeite virgem, cereais integrais, etc.

– Não se esqueça de beber água (1,5l por dia), infusões, sumos biológicos de legumes e frutos. E se gostar, 1 copo de vinho tinto por dia.

– Pratique uma actividade física regularmente, oxigena as células, activa a circulação sanguínea e “desenferruja” as articulações. Prefira a marcha, natação e bicicleta.

– Estimule a mente, fazendo palavras cruzadas, jogos e testes mentais, jogos familiares, etc.

– Cultive o espírito praticando uma actividade artística ou cultural (pintura, aprender uma língua, etc.)

– Saia com os amigos e divirta-se, dá alegria e bem-estar.

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